'Fifa' x 'PES': Novas versões dos games de futebol criam rivalidade entre amigos na Brasil Game Show


Jogos lançados em setembro atraem filas e fãs apaixonados. Jogabilidade e nível de realidade dividem visitantes da feira de games, que acontece em São Paulo até domingo (13).



Os estandes da PlayStation e do Xbox na Brasil Game Show, feira de games em São Paulo, estão frente a frente. Do lado da primeira, é possível jogar "Fifa 20". Na segunda, jogadores tem "PES 2020".

A rivalidade entre os jogos, lançados em setembro, se destaca no corredor que separava os estandes na feira de games. E ela divide até melhores amigos.

Vinícius de Oliveira e Kayki Andrade foram juntos à BGS com o objetivo de testar as novas versões dos jogos e chegar a um veredito. O primeiro obstáculo foi conseguir um horário para testar os jogos da PlayStation, que precisavam ser marcados previamente por aplicativo. Não deu para eles, e só conseguiram jogar "PES".

Vinícius, fã do game da Konami, venceu o amigo por 7 a 0. Aproveitou pra tripudiar do colega exaltando seu jogo preferido.

“A jogabilidade é mais tocada e ele funciona como simulador de futebol. É melhor para cruzar, retrancar a bola. O ‘Fifa’ não reproduz tão bem essas jogadas. Além disso, a captura dos movimentos e o suor escorrendo dos jogadores são muito reais”, diz o adolescente de 16 anos.

Revoltado, Kayki se defende após a derrota por goleada. “Eu não consigo entender os comandos do ‘PES’ de tão confuso. A definição dos times do ‘Fifa’ e os gráficos são muito superiores.”

Time ‘PES’




O novo capítulo da Konami veio com maior foco em esports e até adicionou a modalidade ao nome oficial do jogo. A jogabilidade do “PES 20” tem movimentação mais lenta, mais contato entre os jogadores e mais autonomia para o jogador.

O funcionário público Vinicius Pedroso, de 30 anos, gosta dos times exclusivos do “PES”. “Prefiro porque eu gosto de futebol e não de patinação, como acontece no ‘Fifa’. Além disso, tem muito time brasileiro exclusivo."

Para o professor Guilherme Liberalesso, de 23 anos, o mérito é dos gráficos. “É mais realista e tem um gráfico melhor, times exclusivos e modos com histórias interessantes e dinâmicas.”

O estudante Calebe Santos, de 16 anos, é prático. “É mais simples de jogar e mais fácil de aprender”.

Time ‘Fifa’
O jogo da EA voltou com jogabilidade mais leve e também mais realista. Assim como o rival, o jogo também exige mais habilidades do gamer para conduzir seus jogadores.

O gerente Alessandro Akim, de 18 anos, defende “Fifa” pela praticidade do jogo online e a memória afetiva. “Jogo desde pequeno com meus primos e amigos, é ótimo”.

Já os amigos João Vitor Fetti e Gabriel Borges, de 19 anos, concordam que o título da EA é “superior”, mas discordam nos motivos.

"'Fifa' é mais complexo se comparado ao ‘PES’. Ele exige mais do jogador e tem gráficos mais realistas e sofisticados”, disse João Vitor.

Para Gabriel, é o contrário: “A jogabilidade é melhor, mais dinâmica. É mais fácil de fazer gol e realizar movimentos amplos. Também prefiro os times licenciados do ‘Fifa’.”


Por: Davi Silva
Fonte: g1

Comentários

Postagens mais visitadas