Espaço de HD com velocidade de SSD: é possível?



A tecnologia AMD StoreMI promete unir o melhor dos dois mundos: o amplo espaço de um HD e a velocidade de um SSD, resultando em um único drive. Para turbinar ainda mais a velocidade de leitura dos dados, pode-se alocar 2 GB de memória RAM para ser utilizada como cache ultrarrápido.




O que é e como funciona?
AMD StoreMI é um software hierarquização em tempo real (real-time tiering) com inteligência de máquina. Ele combina duas classes de armazenamento (rapidez e capacidade) em um único volume que aparece para o sistema operacional como disco C:. Os dados ativos são movidos automaticamente para o drive de armazenamento mais rápido e armazenados lá, enquanto os inativos são mantidos no drive de armazenamento de maior espaço.

A atividade de armazenamento é monitorada dinamicamente e aprende como o usuário usa o sistema. Como resultado, tem-se os benefícios de desempenho de um drive rápido, combinado ao espaço avantajado dos drives mecânicos. Uma vez que o processo é totalmente automatizado, o usuário não precisa se procupar em mover manualmente os dados entre as duas unidades.

O que faz o RAM Cache?


O RAM Cache é uma configuração opcional que usa 2 GB da memória do sistema como uma camada de cache adicional sobre a camada do StoreMI; seu princípio é acelerar a leitura de dados em aplicações pesadas. O RAM Cache necessita de no mínimo 6 GB de RAM para funcionar. Os resultados vão depender da configuração do PC e de como ele é utilizado.

A AMD aconselha que o cada usuário faça seus próprios testes, habilitando e desabilitando o RAM Cache, inclusive fazendo uso de softwares de benchmarks como o CrystalMark. Você pode habilitar ou desabilitar a função sem precisar reiniciar o sistema.




O que o StoreMI pode fazer por você?


Os SSDs são rápidos, porém pequenos e caros. Os discos rígidos mecânicos têm capacidade muito superior, mas são bem mais lentos. Com o StoreMI você resolve 2 "problemas" de 1 única vez. Aproveite as vantagens que ele orefece:

Combine a rapidez do SSD à alta capacidade do HD;

Acelere a inicialização do Windows, assim como o carregamento de jogos e programas;

Não necessita de hardware especial, caro e patenteado;

Não necessita formatar o PC: basta instalar e reiniciar o sistema;

Tenha o drive único e gerencie sua biblioteca de arquivos de forma simples;

Gratuito para sistemas baseados em soquete AM4 (chioset X400 Series) e soquete TR4 (chipset X399).



Compatibilidade e preço


O StoreMI é gratuito para quem dispõe de um sistema com soquete AM4 e chipset da série X400, ou soquete TR4 com chipset X399. Para usar a tecnologia, você vai precisar ter no mínimo 4 GB de memória RAM (6 GB para dar suporte ao RAM Cache) e Windows 10 64-bit. O StoreMI é compatível com PCs desktop com processadores AMD Ryzen/A-Series/Athlon (em placas-mãe AM4) e Ryzen Threadripper.

Para usufruir do armazenamento acelerado em placas-mãe com soquete AM4 da série X300, é necessário adquirir o software Enmotus FuzeDrive for Ryzen, criado pela AMD em parceria com a Enmotus. Na data de publicação deste artigo, o software custava US$ 19,99.

O StoreMI ainda não é suportado em notebooks, mas a AMD estuda a possibilidade de implementá-lo nesses dispositivos. Infelizmente, também não há suporte para o Linux nem previsão para que a tecnologia chegue ao pinguim.


Dispositivos e outras plataformas

Aceita praticamente qualquer tipo de HD, SSD ou NVMe SSDs;

Funciona em conjunto com drives Intel Optane;

Funciona com até 2 drives físicos;

Não aceita dispositivos removíveis;

Aceita SSDs de até 256 GB. A capacidade que sobra deverá ser montada como um volume separado;

Até 3 configurações de drives: A) SATA HD e SATA SSD (M.2 ou Cabo SATA); B) NVMe SSD e 
SATA HD; C) NVMe SSD e SATA SSD.

Se o Windows já estiver no SSD, basta adicionar um HD de 1 TB ou maior, para ampliar o espaço geral do volume.


Quais são as diferenças entre o StoreMI e o RAID?

O StoreMI funciona movendo os dados de forma inteligente, se baseando em padrões de uso, entre os dois drives configurados, criando um disco virtual de armazenamento que custa muito menos que um SSD com tamanho superior, mas possibilita benefícios de desempenho semelhantes.

O RAID distribui dados em vários tamanhos e tipos de unidades de disco ou SSDs que permitem que os dados sejam lidos ou gravados simultaneamente em diversos dispositivos no Disco RAID definido em paralelo. O RAID também pode espelhar dados para unidades idênticas para fins de redundância ou usar esquemas de paridade mais avançados para suportar falhas em um ou mais discos.



A solução da Intel: o Optane Memory
O time azul possui sua própria solução para acelerar a leitura e a escrita em drives mais lentos. A Optane Memory é um tipo de memória cache de altíssima velocidade, que deve ser adquirida separadamente e tem compatibilidade tanto com sistemas AMD quanto com os da Intel. Veja abaixo o vídeo de apresentação da tecnologia:




Quais são as diferenças entre o StoreMI e o Intel Optane?

O StoreMI usa o seu SSD como a unidade principal, enquanto uma solução baseada em cache (Optane) usa seu SSD para acelerar um disco rígido lento. O StoreMI lê e escreve diretamente no SSD. O dados ativos são mantidos no SSD até que outros mais ativos sejam promovidos ao nível mais rápido. O StoreMI suporta SSDs de até 256 GB, o que é mais do que o necessário para armazenar todos os dados ativos do usuário. Os inativos só são movidos para o disco de alta capacidade se não houver mais espaço para os dados ativos no disco rápido.

Já no caso da memória Optane, o cache move temporariamente os dados ativos para o SSD, mas os no cache são liberados em uma base regular. Devido a constrições de arquitetura, as memórias cache tendem a ter seu tamanho limitado, sem contar que não são adicionadas ao tamanho final do volume. O Optane Memory só pode ser instalado se o usuário formatar a máquina.

Por: João Vitor 

Fonte:Tecmundo

Comentários

Postagens mais visitadas