Aretha Franklin: os marcos na carreira da Rainha do Soul


 Ícone da música faleceu hoje, aos 76 anos
O mundo perdeu hoje uma das maiores vozes da música, com a morte de Aretha Franklin, a Rainha do Soul. Um ícone não apenas para a indústria musical, Aretha deixou um legado inestimável, representado por diversos marcos na carreira.
Em luto e celebração de Aretha Franklin, relembramos algumas de suas conquistas para celebrar sua relevância e significado na música.
Em luto e celebração de Aretha Franklin, relembramos algumas de suas conquistas para celebrar sua relevância e significado na música.
7 - AS MÚSICAS

O título de Rainha do Soul não veio por pouco. Aretha Franklin lançou músicas que se tornaram lendárias, e é lembrada por performances icônicas de "Respect", "(You Make Me Feel Like) A Natural Woman", "Think", e mais. O seu catálogo de canções que foram às paradas tornaram de Aretha uma das mulheres mais bem sucedidas na Billboard. A cantora começou a carreira no gospel, mas seu primeiro single que chegou às paradas foi "Won't Be Long", de seu primeiro álbum secular, e o segundo álbum de sua carreira, Aretha: With The Ray Bryant Combo.


6 - A VOZ




A voz de Aretha Franklin era tão única e marcante que chegou a ser considerada um recurso natural oficial de Michigan pelo governo do estado em 1985. Além disso, ela encabeça a lista de maiores cantores de todos os tempos da Rolling Stone. Na matéria, a revista escreve: "Quando se fala sobre se expressar através da música, ninguém chega perto de Aretha. Ela é a razão pela qual mulheres querem cantar".


5 - O PIONEIRISMO



Por sua relevância, Aretha Franklin foi introduzida ao Rock and Roll Hall of Fame em 1987, se tornando a primeira mulher na história a entrar no Hall. Introduzida por Keith Richards, Franklin não estava presente na cerimônia, mas aceitou o prêmio através de seu irmão Cecil Franklin, que disse: "Muitos prêmios e tributos foram feitos e dados, e certamente apreciamos todos. Apesar disso, sentimos que esta é a maior noite na carreira de Aretha Franklin porque, hoje, Aretha foi escrita na história".
4 - O SÍMBOLO

Aretha Franklin se tornou um símbolo do feminismo, principalmente através do hino que "Respect" se tornou. A faixa, que originalmente foi lançada por Otis Redding e significava um canto de um marido esforçado para sua esposa, se transformou completamente na voz de Aretha, que trouxe suas irmãs para os backing vocals, e criou uma música que se desenvolveu para um ode aos direitos da mulher.


3 - O ESTILO

Aretha Franklin definiu um estilo único, marcado pela performance vocal poderosa, que veio do canto gospel, com uma presença de palco distinta do R&B. Associada ao estilo de Ray Charles, Aretha elevou a performance a uma linguagem sua, que transmitia empoderamento negro e feminino, ainda mais em uma época em que o movimento por direitos civis nos EUA dava seus primeiros passos.
2 - AS PERFORMANCES


 A importância de Aretha Franklin já foi simbolizada em diversos atos, e um dos mais notáveis é a sua escolha para cantar em inaugurações presidencias. Aretha marcou as cerimônias de Jimmy Carter, Bill Clinton e Barack Obama, em 2009, quando cantou "My Country 'Tis of Thee" e emocionou mais de um milhão de pessoas presentes (veja aqui). Franklin também marcou manchetes quando fez uma performance de "(You Make Me Feel Like) A Natural Woman", no Kennedy Center Honors, que fez Obama chorar - veja aqui. 


1 - O SUCESSO

Aretha Franklin é uma das maiores vencedoras de Grammy de todos os tempos. Tendo ganho os seus dois primeiros em 1967, por "Respect". Mas o seu sucesso não é medido apenas em honrarias; a cantora é uma das mais bem sucedidas comercialmente da história, com 75 milhões de álbuns vendidos até hoje.



Por: Milena Reigota
fonte:omelete

Comentários

Postagens mais visitadas