Xbox One X vs PS4 Pro: 4K nativo realmente entrega melhores jogos?
O TudoCelular conferiu o que o PS4 Pro e o Xbox One X têm a
oferecer. Ambos os modelos são atualizações de meia-geração para tentar reduzir
a grande distância que tínhamos entre os consoles e os PCs.
O modelo da Sony trouxe um salto de 2,3 vezes comparado ao
PS4 antigo, enquanto o da Microsoft foi além entregando quase 6 vezes mais
desempenho. É inegável que o Xbox One X seja o mais potente dos dois e também o
console mais poderoso do mercado atualmente.
Microsoft alega que ele é capaz de entregar 4K nativo,
enquanto o da Sony usa técnicas especiais para atingir a mesma resolução, o que
alguns preferem chamar de “4k fake”. Em muitos casos temos jogos rodando apenas
em Quad HD, deixando para o console fazer o processo de upscaling para que a
imagem seja exibida completamente numa TV 4K.
Mas será que na prática realmente faz tanta diferença o 4K
nativo comparado ao processo de checkerboard adotado pela Sony? Será que os
jogadores realmente percebem os benefícios de uma maior resolução ou tudo não
passa apenas de apelo de marketing? É isso que iremos descobrir em nosso
comparativo.
Jogos e detalhes técnicos
Incluímos cinco jogos multiplataforma em nosso comparativo.
Todos eles possuem suporte tanto ao PS4 Pro quanto ao Xbox One X. Nem sempre um
jogo tira total proveito do hardware do console, o que fica a cargo da
produtora e não da fabricante do hardware. Normalmente os exclusivos da Sony e
Microsoft é que extraem tudo o que o PS4 Pro e Xbox One X têm a oferecer.
Todos os jogos analisados rodam em 4K nativo no console da
Microsoft e não no da Sony. Isso ajuda a vermos se ter 3840 x 2160 pixels
exibidos na tela realmente fazem tanta diferença. Além disso, alguns oferecem a
possibilidade de jogar a 60 fps com resolução mais baixa. Mas os dois consoles
nem sempre seguram este desempenho 100% do tempo.
Outro ponto importante é que os dois usam resolução
dinâmica. Mesmo o Xbox One X com todo o seu hardware poderoso reduz a resolução
para manter o desempenho em cenas mais pesadas. Isso quer dizer que você não
terá 4K o tempo inteiro, mas esta qualidade é entregue na maior parte do tempo.
Tom Clancy's The Division
Começamos com o jogo The Division da Ubisoft. É um título já
meio antigo, mas que foi atualizado para tirar proveito do hardware do PS4 Pro
e Xbox One X. Infelizmente, nenhum dos dois entrega a resolução 4K o tempo
inteiro.
Ambos os consoles usam resolução dinâmica que varia de
acordo com o que acontece na tela. Em momentos mais leves o Xbox realmente
entrega 4K nativo, enquanto o PS4 Pro fica abaixo disso. Em cenas mais intensas
ambos reduzem a resolução para segurar 30 fps.
Outro ponto negativo é que a Ubisoft não implementou um modo
de alto desempenho, nem mesmo no Xbox One X que é o mais potente dos dois. Para
quem faz questão de jogar a 60 quadros por segundo, apenas a versão para PC
oferece este nível de desempenho.
No entanto, o console da Microsoft entrega melhores reflexos
(em carros, janelas e água), além de texturas e maior nível de detalhes nos objetos.
Desta forma, ele acaba levando a primeira vitória contra o PS4 Pro em nosso
comparativo.
Crash Bandicoot
O remake de Crash chegou
inicialmente ao PS4 em 2017 e finalmente ganhou uma versão para PC e Xbox.
Ambas as plataformas permitem jogar na resolução 4K, enquanto o console Sony
fica limitado apenas à resolução Quad HD.
O console faz upscaling para
entregar a imagem 4K no final, mas o resultado não fica igual ao Xbox One X que
roda o jogo nativamente em 4K. Porém, essa é a única diferença entre os dois
consoles, já que as texturas, sombras e detalhes são os mesmos em cada
plataforma.
Outro ponto que não difere é que
tanto no PS4 quanto no Xbox temos o jogo rodando a 30 fps. O One X tem
capacidade total de rodar a 60 quadros por segundo, mesmo que seja em Full HD,
mas a desenvolvedora não liberou este nível de desempenho no console. A
plataforma PC é a única que permite jogar Crash com alta taxa de quadros por
segundo.
A diferença é pouca entre os
dois, mas, de qualquer forma, aqui temos mais uma vitória para o Xbox One X.
Por: Ryan Santos
Fonte: Tudo Celular
Olá, pessoal. Tudo bem?
ResponderExcluirMeu nome é Felipe e sou da assessoria de imprensa da Ubisoft aqui no Brasil.
Estamos fazendo o nosso relatório de clipping mensal e vimos que vocês publicaram uma notícia em que a Ubisoft foi citada. Para colocarmos no relatório, precisaremos dos dados de visitantes únicos e pageviews do seu site. Uma média mensal desses números, não importando o tamanho.
Podem compartilhar esses dados conosco?
Meu email é felipe@rosaarrais.com.br