Cadela de irmãos surdos aprende a responder comandos por libras


Cadela de irmãos surdos aprende a responder comandos por libras

"Não existe amor maior", disseram Tainá e Andrei Borges sobre a Pug Bella, que aprendeu diversos sinais em Língua Brasileira de Sinais
Com certeza você já ouviu falar em cão-guia, que ajuda pessoas com deficiência visual. Mas e cachorro que entende libras (Língua Brasileira de Sinais)? Isso é possível e a história dos irmãoes Andrei e Tainá Borges, de Caxias do Sul, comprova isso. Os dois são surdos e ensinaram suas cadelinhas, Bella e Babi, a atenderam pela língua de sinais.

A história de Andrei e Tainá com as cadelinhas ficou conhecida quando eles postaram no canal que possuem no YouTube, o Visurdo, um vídeo em que mostram como ensinar a língua de sinais para cães. “Acreditamos que elas realmente entendem que somos surdos, e como recompensa disso tudo o nosso amor cresce cada dia mais por elas”, contam.


grande mudança na vida dos irmãos foi quando Bella, uma cachorrinha da raça Pug chegou, há quatro anos. “A Tainá sempre foi apaixonada por cachorros, por Pugs mais ainda! E com a Bella, ela viu que os cachorros podem se comunicar com os donos, entendê-los e ajudá-los quando precisam”, conta Andrei. Quando alguém chega em casa e eles estão dormindo, por exemplo, a cadela fica pulando neles, tentando avisar o que acontece.

A ideia de ensinar a linguagem para a Pug veio quando Tainá e Andrei perceberam que a cadela prestava muita atenção nas mãos deles. Além dela, eles também têm Babi, da mesma raça. “Nunca tivemos dificuldade em ensinar para a Bella. Um sinal novo ela aprende em um dia. Ela aprende muito rápido mesmo”, explicam. Porém com a Babi é mais complicado. “Tem que ter paciência e repetir os sinais muitas vezes até ela aprender.”

Segundo eles, os sinais que Bella sabe são: “não”, “pode”, “sentar”, “comer”, “brincar”, “passear” e “morrer” (deitar). A Babi sabe os sinais: “não”, “pode”, “passear” e “comer”. Mas não para por aí, eles querem ensinar ainda mais para elas. “Nós pretendemos ensinar mais sinais, por exemplo: ‘dormir’, ‘xixi’, ‘fezes’, ‘girar’, entre outros”, completam.
Leia também: Leia também: Cachorro de Kim Kardashian imita fotos da dona e viraliza

Para finalizar, eles ressaltam a importância das pets na vida deles. “Não existe amor maior que isso. Elas são nossas verdadeiras companheiras e amigas”.

Por: Márcia R Cianfa

Comentários

Postagens mais visitadas